Existe uma forma de vender sem comprar? Em outros segmentos talvez, mas no ramo varejista, o processo de compra e venda é a parte fundamental para o crescimento sólido do seu negócio.
Saber comprar no momento certo, do jeito certo e com os fornecedores certos, faz toda diferença na hora de ofertar esses produtos na prateleira para o cliente final, sem contar que te dá mais margem para revender, além de melhorar a rotatividade do seu estoque (veja nosso post sobre a gestão inteligente de estoque). E hoje, vamos te dar 6 dicas para comprar do jeito certo, fazendo seu mercado faturar e crescer mais:
Você, com certeza, já foi em algum mercado no litoral, buscando sua bebida favorita, mas ao chegar lá, encontrou somente “a que tem”. Como isso fez você se sentir? Bom, isso aconteceu porque o dono do mercado comprou pensando no conforto financeiro dele e no que ele espera que seja o giro de produtos, e é nesse momento que ele perde para os grandes centros supermercadistas, que reúnem o máximo de variedade possível, agradando o consumidor com opções.
Por mais que tenhamos um conhecimento sobre o mercado, suas movimentações e como acreditamos que nosso cliente se posiciona, a realidade é que as compras no varejo são baseadas na saída, aceitação e no giro dos produtos que nosso cliente compra. É necessário observar o que esse consumidor está buscando, para assim oferecer o melhor em qualidade, preço e disponibilidade, com o máximo da variedade possível de acordo com as suas condições.
Você está enfrentando problemas constantes com o vencimento de um determinado produto? Está vendo que os clientes estão reclamando da qualidade de algum produto que você disponibiliza no seu comércio? Esse é um dos principais problemas enfrentados por varejistas de todos os tamanhos, e esses problemas têm mais relação com a compra correta do que você imagina.
Você precisa responder algumas perguntas antes de pensar em resolver essas questões, e aqui vão algumas delas:
Essas perguntas podem te ajudar a entender melhor a relação entre as falhas e o seu faturamento no final do mês, te preparando para uma retomada no crescimento do seu negócio.
Depois de identificar todas as falhas e pontos de melhoria, você conseguirá enxergar onde os ajustes precisam ser feitos, com isso, seus processos serão reorganizados, com o objetivo de minimizar ainda mais possíveis falhas. Para realizar essa ação, basta anotar o processo, de preferência em um local de comum acesso a todos os colaboradores.
Desde uma folha impressa com o passo a passo nas áreas identificadas, como por exemplo no estoque, caixa e setor de recebimento, até na sua sala, para que você possa implementar essas melhorias em seu dia a dia também, otimizando sua produtividade.
Um sistema de integração pode fazer isso por você, permitindo acesso geral de todos os colaboradores, existem várias ferramentas que podem te ajudar dessa forma, inclusive até nas suas compras.
Essa dica é quase universal quando falamos no comércio, não é mesmo? Comprar de forma consciente, entendendo a demanda do seu consumidor final, observando as oportunidades que apareceram durante a semana ou o mês, pode te dar vantagem competitiva em relação aos concorrentes e sempre ter disponível o que seu cliente busca.
Anteriormente, você tinha um caderninho com os telefones de todos os fornecedores e isso se modernizou com a chegada do telefone, que hoje armazena o telefone de cada um deles, o que já agiliza muito o seu processo de compra. Mas para conhecer seus fornecedores é necessário ir além do básico, precisamos entender alguns pontos importantes que fazem total diferença na hora de adquirir mercadoria. Estes são:
Por mais que pareça complicado, o uso de tecnologia é o salto que seu negócio precisa dar para alcançar novos objetivos. Seu cliente busca agilidade nas respostas, velocidade no atendimento, soluções rápidas para seus problemas e muito mais inteligência de vendas da sua empresa.
E para alcançar estes resultados, você precisa se concentrar em tarefas mais complexas que requerem seu conhecimento e sua habilidade, e utilizar a tecnologia para tudo aquilo que é trabalhoso e demorado. Por isso, utilize ferramentas tecnológicas para facilitar seu dia a dia, tais como:
Mobiis - Campinas/SP
Av. Cel. Silva Telles, 977 - 5º andar - Cambuí, Campinas - SP, 13025-320
Telefone: (19) 99749-1292
Pathfind - São Paulo/SP
Rua Doutor Melo Alves, 89, Conj. 418- Cerqueira César, São Paulo - SP, 01417-010
Telefone:(11) 3042 1444
Fretefy - Curitiba/PR
R. Pasteur, nº 463 - salas 503 / 504 - Água Verde, Curitiba - PR, 80250-104
Telefone: (41) 3542-1333